Aconteceu///Núcleo VCD (ter - 27/07/10)

"A lei perfeita da liberdade"



O tema debatido no nosso Núcleo VCD foi "A lei perfeita da liberdade". Se analisarmos com calma essa afirmação podemos verificar que os termos "lei" e "liberdade" podem até ser considerados opostos. O Dicionário Michaelis nos diz que, dentre várias respostas parecidas, que lei significa "obrigação imposta" e liberdade "poder de exercer livremente a sua vontade".


Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será Bem-aventurado no seu feito (Tiago 1:25).


O livro de Tiago nos adverte para que prestemos atenção na "lei perfeita da liberdade". A segunda parte diz que não podemos ser ouvintes esquecidos, mas fazedores da obra. No livro de Romanos (10:17) vemos que "a fé vem pelo ouvir" e em Tiago (3:17) que a fé "se não tiver as obras, é morta em si mesma", baseados nesses dois versículos podemos ver que o entendimento da "lei perfeita da liberdade" é baseado na fé. A lei dada por Deus para Moisés foi fundamental para o ensino do povo de Israel, o segundo momento da Lei, que não foi revogada, é trazida por Jesus em seu ministério e mostra-nos que o nosso coração, alma e pensamento [entendimento] devem estar cheios de amor por Deus, por nós mesmos e pelo o próximo.


Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar (Êxodo 24:12).


Se alguém perguntar: "O que é mais fácil? Viver sob um conjunto de leis ou com total liberdade?". Alguém sem pensar muito poderá dizer que viver sob total liberdade é mais fácil, mas não é! Exigem muito mais responsabilidade. Se alguém oferecer para você um copo com um líquido nunca visto e pedir para você beber? Se existir uma lei dizendo que aquele líquido pode levar à morte você não irá beber, mas se você tiver a liberdade de escolher se irá beber ou não você perderá muito tempo analisando o líquido.


Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas (Mateus 22:35-40).


O livro de Gálatas (5:13-14) nos convida a liberdade, mas uma liberdade baseada nos "mandamentos que dependem toda a lei e os profetas". Tiago (3:17) diz que a nossa "sabedoria [que vem do nosso pensamento e entendimento] vem do alto" e em 1 Pedro (2:16) diz que não usemos a "liberdade para cobrir a malícia", mas para servimos a Deus. Ufa! Agora utilize a sua liberdade, com muita responsabilidade, e seja um cristão autêntico se relacionando com Deus e, como seu servo, avaliando o mundo ao seu redor. Opa! Só não esqueça do próximo para "que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos" [A bíblia é fantástica!].

Comentários

Postagens mais visitadas